segunda-feira

:. Compartilhando a experiência .:

17 de maio de 2010

N
osso minhocário está completando 7 semanas e estamos bem animados com os resultados até agora!

Podemos dizer que estamos sendo bem-sucedidos na nossa experiência porque nosso minhocário não cheira mal, não atraiu bichos indesejáveis, está estimulando a reprodução das poucas minhocas que o inauguraram e em breve terá terra muito boa para ser usada nos vasos das nossas plantas e no jardim do prédio.

Pensando em compartilhar isso com nossos amigos (especialmente aqueles que estão interessados em fazer o mesmo), resolvemos postar comentários sobre a produção do nosso minhocário, além de dicas e algumas fotos.

Bia e Brasil

11 comentários:

  1. Oi Bia!! adorei o blog, inspirando mesmo a ter atitude,

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa, está muito bom!
    Estou tentando saber mais sobre a logística para manter o sistema. Como vocês fazem com a coleta da matéria orgânica seca para o sistema, vocês pegam de alguma área verde... qual a rotina... 1 vez por semana... e deixam depositada no apartamento... vc acha trabalhoso...
    Sobre as minhocas, elas migraram normalmente para a caixa de cima...

    Agradeço desde já pela atenção,

    Mto obrigado, Gilberto.

    OBS: desculpa a falta do ponto de interrogação, a config. do meu PC é de fora!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gilberto!!

    Nesses meses cuidando do miunhocário percebemos que o melhor é que as folhas secas sejam miúdas ou, pelo menos, pequenas e fáceis de serem desmanchadas. Isso nem sempre é fácil de conseguir. Há quem use serragem, mas acho que só é fácil para quem mora perto de uma marcenaria...
    Temos usados as folhas que eu recolhe no jardim do nosso prédio, mas às vezes trazemos de fora... De vez em quando meu marido aproveita as folhas das árvores em frente ao trabalho - recolhe e traz pra casa! Realmente dá algum trabalho, porque nem sempre a oferta é abundante e pegar na rua nem sempre é bom, porque queremos folhas e não sujeira, certo?!
    Procuro não juntar muita folha seca em casa - por falta de espaço, basicamente. Mas acabamos usando logo tudo o que recolhemos. Ultimamente, tenho acrescentado folhas secas toda vez que despejo os resíduos orgânicos na caixa: coloco o lixo, revolvo o composto, coloco as folhas secas só por cima (para diminuir a proliferação dos mosquitinhos). Na próxima vez de acrescentar os resíduos, repito o processo. Tem funcionado bem. E isso significa umas 3 sacolinhas (de mercado) de folhas secas por semana.
    Mas isso depende da quantidade de resíduos orgânicos que vc vai produzir... O essencial é prestar atenção no minhocário e ver do que ele está precisando. Mexer o composto é fundamental - mesmo que vc não acrescente folhas secas sempre. Com o passar das semanas vc descobre com qual frequência é bom mexer, acrescentar folhas, tirar o chorume... Eu faço isso 2 ou 3 vezes por semana, porque tenho um volume razoavelmente grande de resíduos.
    Quanto às minhocas, elas migram sim. Mas nas 3 caixas sempre tem bastante minhoca, embora sejam estágios diferentes (atualmente estamos assim: a de cima está "descansando", já cheirando a terra; a do meio está recebendo os resíduos e as folhas secas; a de baixo está numa fase intermediária, recebendo os resíduos que caem da caixa do meio e bastante úmida, pq recebe o chorume das outras duas).

    Uma coisa que fizemos no mês passado e parece que foi bom foi acrescentar um pouco de areia. Colocamos um pouco na caixa que está "descansando" e tb na caixa de baixo,q ue estava muito úmida. Foi ótimo - deu uma boa arejada e não tem formado aquele lodo que acaba formando se você não mexer ou acrescentar pouca folha seca.

    Acho que é isso! Legal vc escrever aqui!
    Se quiser, podemos trocar uns emails sobre essas experiências!
    o meu é biagalafassi / gmail.com

    Boa sorte e nos conte como está sendo a sua experiência!!

    ResponderExcluir
  4. oi Bia,

    Mto obrigado pelo esclarecimentos, deu p entender bem como vcs lidam com a matéria orgânica seca que acrescentam no sistema. Eu tínha essa dúvida pq alguns amigos que moram em apartamento me perguntavam sobre isso, porém, moro em casa com um quintal e disponibilidade de folhas secas, então ficava curioso de como poderia eles conseguir a MO seca morando em apartamento sem área verde.
    O meu sistema tb está funcionando super bem... hj completo 1 mês e 4 dias, onde finalizou a primeira caixa, vou começar a segunda quando o baldinho estiver cheio.
    Ainda não tive biofertilizante na caixa de baixo e também não existe minhocas nesta e tb tramitando pela tampa, acho q o substrato está bem equilibrado, pois acrescentei 1 litro de minhocas (+- 1500), e elas não se acumulam nem no fundo e nem em cima, estão uniforme por td substrato. Única coisa que fiz foi colocar pedras de argila no fundo, para melhorar o escoamento do biofertilizante (que ainda não apareceu) e melhorar a aeração do fundo, proporcionando que seja uniforme.

    Vamos trocando experiências sim, sempre é bom, porque quanto mais prático o sistema ficar mais rápido se torna um hábito e se conseguimos mais adeptos à esse hábito, menos parte da natureza estaremos confinando em lixões e aterros sanitários.

    Obrigado pela atenção Bia, salvei teu e-mail, daqui a algumas semana entro em contato pra saber como anda a experiência.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bia, sensacional este passo-a-passo que você e seu marido fizeram. Muito obrigado!!! Achei proibitivo o preço que cobram pelas caixas de minhocário prontas, sem falar do frete. Sua experiência esclareceu muitas dúvidas quanto ao tamanho dos buracos em cada estágio e vou eu mesmo prepará-las.

    Tenho uns 40 metros quadrados de jardim e retomei minha horta, mas como a terra é meio argilosa e deficiente em calcário, quero não só corrigi-la como produzir matéria orgânica em quantidade - para não falar num destino mais nobre para a nossa geração de lixo orgânico e chorume que vão parar nos aterros.

    Não havia pensado na aeração, mas temos em casa uma amoreira que mantemos permanentemente com altura razoável para as crianças e o descarte das folhas da poda é até um problema. Acho que folhas secas não nos faltarão.

    Agradeço também ao Gilberto, que com seus entusiasmo e sugestão de pedras no fundo da caixa completam a minha animação em implementar o sistema em casa.

    Um abraço,
    James (Campinas-SP)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gilberto!

    que legal esse feedback. Achei bem interessante sua opção por pedras de argila no fundo... Acho que vamos copiar a ideia logo mais, quando retirarmos o próximo volume de húmus.

    Aguardamos mais notícias da sua experiência!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, James!

    Que bacana seu pitaco!
    Ficamos felizes que o nosso relato possa inspirar outras pessoas. Não temos uma receita pronta, mas acho que a vontade é o primeiro passo para fazer dar certo. Afinal, tem que cuidar, ter paciência e dedicação e acompanhar a evolução do minhocário...
    Tb temos a intenção de fazer um minhocário no quintal, mas enquanto ainda estivermos em apartamento é no prédio de caixas que as minhocas vão morar!

    Mande notícias e, se quiser, mande fotos para eu postar aqui!

    abraços
    Bia

    ResponderExcluir
  8. Ei, Gilberto!
    Vc tb!
    que tal compartilhar uma foto do seu minhocário?

    :o)

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia...

    Desculpa a demora p responder aqui, mas é que eu estava fora.
    Sem problemas quanto ao compartilhamento de fotos, vou ver se tiro algumas aqui e mando p o seu e-mail... fique a vontade para postar.
    Andei passando pela Austrália no último mês, lá a prefeitura têm alternativas para minimizar a geração de RS, e umas das ações é disponibilizar as vermicomposteiras gratuitamente, bem legal. Tirei fotos, repasso para você tb.
    As vermicomposteiras serão uma ferramenta importante em um futuro próximo, se não adotadas pelo apelo ecológico, serão para abater a taxa do lixo que punirá a geração excessiva através do poluidor pagador mencionado no PNRS.

    A minha vermicomposteira aqui está funcionando bem.

    E como anda a sua vermicomposteira, tudo bem por aí??? Estou tentando achar os nomes das criaturinhas que formam a fauna do sistema, se souberes e poderes me repassar ficaria agradecido.

    Até mais Bia...
    Boa semana, abraço!
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia!
    Na nossa tentativa de minhocário no Bidon(bombona plástica) de 50 litors...deixamos furado embaixo e sobre um prato com carvão vegetal...vimos a dica do carvão mineral e na falta usamos o vegetal e deu ceRto...pode seR inclusive mistrurado à areia...
    virando seguidoR do minhocário...andei sabendo que elas vão se mudaR...
    AbraçOs!!! NatiSimO!

    ResponderExcluir
  11. hummm, que dica ótima, Nativo!
    as minhocas se mudaram e acho que vamos modificar o nosso esquema...
    vamos querer saber como as coisas estão funcionando por aí! quem sabe não vemos isso pessoalmente?!?

    beijão

    ResponderExcluir