segunda-feira

:. Alguns cuidados .:



- não se pode colocar "qualquer lixo" no minhocário. Minhocas não comem restos de comidas temperadas. Por isso, colocar o resto do almoço no minhocário não é aconselhável - provavelmente deixaria o minhocário cheirando mal e comprometeria a qualidade da terra.

- achamos importante mexer o composto com uma pá, especialmente nas primeiras semanas ou quando um volume grande de resíduos é acrescentado. Isso evita sua compactação e, consequentemente, o mau cheiro e a proliferação descontrolada de vermes e pequenos insetos.
Mas é importante tomar cuidado para não matar as minhocas!!

- para ajudar a aerar a matéria em decomposição, acrescentamos folhas secas repetidas vezes. Isso permite que a decomposição seja aeróbica, evitando o mau cheiro e garantindo bons resultados.

- cuidamos para que a drenagem das caixas permita o total escoamento do chorume. O acúmulo de chorume no composto tornaria a decomposição anaeróbica.

- cuidamos para que as caixas utilizadas não tivessem aberturas e encaixassem perfeitamente umas nas outras, permitindo uma boa vedação. Além disso, mantemos a pilha de caixas tampada. Isso evita a proliferação de moscas.

- sempre cortamos as cascas de frutas em pedaços pequenos para acelerar o processo de decomposição.


8 comentários:

  1. Show de bola a idéia e a descrição do processo!
    Só faltou dizer onde recrutaram as minhocas..rsrs

    Abração e sucesso!

    Eddie

    ResponderExcluir
  2. Minha Queridíssima!

    Bia, você e seu amor se entendem de fazer gosto!
    Fico muito feliz por isso e torço para que seja
    duradoura e feliz essa união.

    Que barato esse negócio das minhocas!
    Sob todos os pontos de vista, porque é maravilhoso para a terra e para as plantas
    que terão a terra aerada por elas e o seu lixo se resume a uma quantidade muitas vezes menor!

    Depois de tudo, ou antes, nem sei, as flores
    serão lindas e toda a população que forma o jardim, agradece!

    Linda, sempre "minhocando" coisas boas para o planeta! Você é demais! (agora, vocês!!!)

    Agradeço, vou divulgar e fazer um pedacinho também, desse seu trabalho tão útil.

    Muitos beijos e muito carinho da

    Aidinha

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo apoio, pessoal!

    Quanto às minhocas, encontramos algumas cavoucando a terra mesmo, no pé de umas vias de escalada. Mas estamos pensando em comprar algumas também...

    é isso!

    ResponderExcluir
  4. Olá,adorei a idéia...Realmente,temos que inovar,ajudar na preservação da natureza,tão ameaçada,por nós humanos!!

    Tenho um blog sobre preservação da caatinga e criação racional de abelhas nativas.
    Um abraço.
    Paulo Romero.
    João Pessoa,PB.
    http://urucueabelhasnativas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem TRI galera, até hoje nao tinha achado dados tao precisos, acho que agora posso fazer no meu apto.
    Em escala menor. Somos responsáveis por nosso lixo, nada mais justo que no mínimo o orgânico ser consumido em nossas casas.
    Fica a idéia, utilizar a terra para fazer mudas de árvores nativas, frutíferas, flores etc para dar de presente aos amigos.
    Se possível me enviar a resposta:
    Se alguma caixa se nao tiver lixo suficiente em 1 semana ou alguns dias, o que se faz?
    Sobre a 3ª caixa, os furos são iguais aos da 2ª caixa?

    O processo nao é contínuo? quando chega na 3ª caixa esvazia tudo ou quando esá lotando a 3ª , se limpa a 1ª e coloca no topo? li algo assim

    Abraço
    Francisco Kuwer
    Porto Alegre
    xco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Biia..q idéia legal, só vc mesmo pra ser tão inteligente e fazer uma coisa dessas! e ainda achar uma pessoa que te acompanhe nisso! rs li tudinho e achei muito interessante..parabéns!! :)
    beijos Carol Marques.

    ResponderExcluir
  7. Hola, Francisco!

    Muito obrigada pelo seu pitaco no nosso blog. Ficamos felizes em poder compartilhar nossa experiência e, com isso, incentivar as pessoas a buscarem solução para seus resíduos.
    Sua sugestão de usar a terra para fazer mudar e dar aos amigos é muito boa!! logo teremos terra boa pra isso.

    Quanto às suas dúvidas, vamos lá:
    - vc deve ir enchendo as caixas à proporção do volume de resíduos que produz. Não se preocupe com o tempo. Vá colocando os resíduos na primeira caixa, misturando-os com folhas secas ou serragem e mexendo sempre. Faça isso até que a caixa esteja cheia, não importa o tempo que levar. Daí vc passa pra caixa seguinte. Sugerimos o seguinte: se não faz comida em casa com muita frequência e, por isso, não tem tanta matéria prima pra servir de comida pra minhocas, faça um minhocário com caixas menores.

    - quanto à terceira caixa, iniciamos há pouco tempo e decidimos fazer furos pequenos (como os da primeira caixa). Daí "encerramos" a 1ª caixa, colocando-a em cima das outras duas, para "descansar" e deixar as minhocas trabalharem em paz, sem que sejam acrescentados novos resíduos. Os furos continuam sendo úteis, pq a caixa continua produzindo chorume. Enquanto isso, ficamos com duas caixas: a caixa com furos pequenos por baixo de tudo (3ª caixa) e a caixa com orifícios grandes no meio. Assim a caixa de baixo vai recebendo a matéria mais antiga, que cai da segunda caixa (cai ou que é empurrada por nós, de vez em qdo).
    Não sei se fui clara, mas de todo modo, nosso melhor conselho é o seguinte: acompanhe a evolução do seu minhocário e, com um pouco de sensibilidade, verá o que ele está precisando e o que pode ser feito. Não há fórmula geral, mas por outro lado, não é difícil entender o que está acontecendo e quando é hora de acrescentar matéria seca, mexer, mudar de caixa, colocar a primeira caixa pra descansar... enfim!

    - O processo é contínuo e vc deverá tirar a terra quando perceber que ela já existe no seu minhocário... Os resíduos vão sendo decompostos e vão desaparecendo.. vai sobrando apenas uma matéria escura - terra!! Se vc tiver acrescentado pouco matéria seca, essa terra estará lamacenta e provavelmente cheirará mal. Então vá acompanhando a evolução ao decorrer das semanas e veja que tipo de terra está se formando. Ao decidir tirar a terra que se formou, não é necessário esvaziar toda a caixa. Tire o que estiver "pronto" e vá usando o bom-senso para transferir matéria de uma caixa pra outra, se achar necessário.

    Ainda não passamos por um "ciclo" completo, uma vez que ainda não tiramos terra pronta. Por isso tb não sabemos exatamente os próximos passos, mas achamos que há muitas maneiras de fazer dar certo.

    Li um textinho interessante sobre alguém que já tem o minhocário há um bom tempo. Veja:
    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/lixograma/ano-compostagem-221428_post.shtml
    e tem este aqui, na sequência: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/lixograma/mais-algumas-dicas-221645_post.shtml

    Espero que goste.

    Mantenha o contato! Podemos trocar umas ideias!!

    ResponderExcluir