sexta-feira

:. Depois de um ano .:

06 de maio de 2011

Depois de muitos e muitos meses sem dar notícias do nosso minhocário de apartamento, resolvi aparecer por aqui para dizer que depois de 1 ano de minhocário, continuamos super satisfeitos e cada vez mais animados com os resultados.

Ultimamente, as minhocas têm feito o trabalho praticamente sozinhas e a gente só remexe o conteúdo das caixas umas duas vezes por semana (às vezes até menos do que isso...).

Também passamos a acrescentar serragem em vez de ficar caçando folhas secas por aí, já que a quantidade de folhas que eu colhia no jardim do prédio não era suficiente. Agora tenho um super saco de serragem que acrescento junto com os resíduos (cascas de frutas e legumes, restos de verduras, casaca de ovo, etc.). Evito de colocar serragem diretamente onde há minhocas, porque a serragem parece ser ruim em contato direto com elas. Assim, eu acrescento a serragem depois de despejar os resíduos e espero ela umidecer (por uns dois dias) antes de mexer o composto, misturando tudo. Isso tem se revelado um procedimento ótimo, com a produção de húmus de excelente qualidade.

Falando em húmus, esta semana doamos cerca de 15 kg de húmus que tiramos do nosso minhocário nas últimas semanas. Peneiramos 2 caixas de composto para conseguir essa quantidade e ainda sobrou muitas sementes e galhinhos maiores. É... o negócio funciona mesmo!!
Terra escura, super rica e com aquele cheiro bom de terra...


Aqui embaixo eu manterei o passo a passo de quando fizemos o nosso minhocário. Espero que ainda seja proveitoso para muita gente!

8 comentários:

  1. que legal seu empreendimento! faz algum tempo que estou querendo comprar ou fazer um minhocario, cada vez que vejo alguma noticia ou comentario sobre seu uso e resultados fico mais emplgada.
    Vou fazer o primeiro teste no meu apartamento e depois dar a ideia para o condominio, pois pode ser uma boa solução para fazer menos lixo e produzir humos para o jardim do predio.
    parabens!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, María Clara!
    Nós aqui só podemos lhe incentivar... O minhocário é uma excelente iniciativa, por vários motivos. Espero que você logo coloque isso em prática e possa incentivar a todos do condomínio a participarem. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Adorei a idéia de vocês !!!!!!!
    gostaria de saber onde compraram as caixas..
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi! já estou com o minhocário em casa, há uma semana, até agora vai tudo bem, sem cheiro nem bichos, e as minhocas parecem estar de festa...
    Comprei o meu por $215, caixas, minhocas, e 2 camadas de substrato... comprei na "morada da floresta", mas tem tambem outros lugares onde comprar, como o site de minhocasa.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas sugestões, María Clara!
    E boa sorte com o seu minhocário... Depois mande fotos pra gente!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Blanche!

    Estou muito a fim de ter um minhocário em casa, e como vc, moro em apartamento. Foi uma alegria achar o seu blog, pois pensei q só fosse possível fazer isso em casas com algum quintal.

    Estou como uma dúvida cruel que preciso esclarecer antes de tentar convencer as pessoas que moram comigo: como vcs fazem com o chorume? Ele cheira mal? Deve ser retirado de quanto em quanto tempo?

    Obrigada por compartilhar a sua experiência!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!!

      Sabe que agora não moramos mais em apartamento?? Virou um minhocário de casa!! Mas ainda está funcionando da mesmíssima maneira... Vou dar uma atualizada neste blog esquecido e postar as fotos da nossa horta, que está se beneficiando do composto...
      Quanto ao chorume, sempre jogamos ele na terra. Parece que não é bom jogar no ralo, porque ele contamina a água. Qualquer pedacinho de terra serve. A gente despejava o chorume da bandeja em um balde e levava pro jardim do prédio.
      Minha mãe fez um minhocário com torneira e acaba sendo mais prático (vou postar umas fotos também), mas com a bandeja é mais simples de construir.

      O chorume não cheira mal. O que pode cheirar mal é o próprio composto e percebemos que isso acontecia quando havia muita matéria orgânica e pouca matéria seca.
      Aliás, essa foi nossa maior dificuldade na temporada em que ficamos no apartamento... Encontrar matéria seca! Mas depois resolvemos isso com um belo saco de serragem e continuamos acrescentando serragem como principal matéria seca.
      De vez em quando colocamos um pouco de areia também e isso deixa o composto menos argiloso, mais areado.
      Enfim, o problema do cheiro não está no chorume, ao meu ver. E mais que o cheiro, meu mairo desafio sempre foi a quantidade de mosquinhas de fruta que se proliferavam. Colocar serragem para cobrir a materia úmida sempre ajudou muito...

      E qto à frequencia de retirada do chorume, isso depende de quanto composto orgênico vocês produzem. A nossa bandeja aguenta uma semana, mas quando morávamos no apto, tirávamos umas 2 vezes por semana, porque o minhocário ficava na área de serviço e não tínhamos muito espaço para manejar uma bandeja cheia sem acidentes.

      Espero que vc consiga convencer o pessoal aí! Vale muito a pena e estamos muito felizes com os resultados. Se vc mora em SP, venha conhecer o nosso!!

      Se quiser trocar mais ideias e experiências, me escreva por email!
      biagalafassi gmail.com


      té mais!

      Excluir
    2. ei, Mariana!

      faço usp tb!! curso socias na fflch... vi no seu perfil que vc faz eca. Legal!

      beijos

      Excluir